domingo, janeiro 29, 2006

A neve

Hoje eu vi neve e estou feliz… Que coisa enriquecedora. Nunca vi nada igual. Pelo menos, sem ter fumado nada. Ai, ai, a neve. Neve, neve… Quem diria que eu, um borra-botas, veria neve?! Pois é! Mas a verdade é que hoje eu vi neve. E essa experiência tornou-me noutra pessoa. Ah! Que bela coisa que é ver neve! Como me sinto feliz por ser como todas aquelas pessoas a quem perguntaram, na televisão, se estavam a gostar de ver a neve. Sou tão parecido com elas. Também digo coisas estúpidas quando me perguntam o que eu acho da neve; também fico, se for preciso, uma tarde inteira a falar dessa coisa rara que é nevar na capital; e também sou inteligente ao ponto de me dar ao trabalho de responder a um repórter televisivo, quando ele me pergunta: “Então, o que acha da neve?” Caramba, eu acho a neve um bocado branca. Mas achei bem que nevasse. Já era tempo de acontecer alguma coisa que me fizesse lembrar que os portugueses são tipos inúteis. Uma coisa tenho de reconhecer: maior parte das pessoas nunca tinha visto neve a não ser na televisão ou em postais de Natal. Mas isso não lhes dá o direito de agirem como se fossem crianças a quem dão um brinquedo, ou dá? “Ai, a neve, tão giro! Vamos todos tirar fotos na neve. Olha só, mãe: tenho neve no queixo! O mano fez xixi na neve.” Mas enfim, hoje nevou e estou feliz. Estou feliz porque sou português e porque em Portugal, quando neva, as pessoas vêm para a rua e dizem umas às outras: “Olha, afinal é isto que é neve!” O que vale é que somos um povo evoluído. E como somos evoluídos, gostamos da neve, gostamos de ir para a neve, gostamos que a neve venha até nós e gostamos, principalmente, que a neve caia quando queremos brincar com a neve. Perante uma avalanche, somos certamente o único povo que não foge e que fica com cara de parvo a dizer: “O que é aquilo? É neve?! Ah! Que giro! Se é neve, estou feliz!”

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agora imagina k a neve k caia em vez de ser branca ea às riscas fluorescentes amaerlas e verdes. Isso é k seria uma grande história. E poderiamos dizer ao mndo inteiro que somos um povo k fuma coisas estranhas. Mas o k vale é k caiu neve em Portugal. Só é pena a Serra da Estrela ser em Espanha senão até tinhamos disto mais vezes....

Blaken Dorf

11:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home