domingo, agosto 06, 2006

Ai, a praia...

Pá, hoje fui à praia. “E então?” – pergunta o senhor leitor. – “Milhares de portugueses foram à praia hoje.” Pois… Mas é que eu fui à praia. A verdade é que a praia, para mim, é algo muito diferente daquilo que é para os outros portugueses. Para mim, a praia é basicamente areia e água. E é este significado profundo que a praia tem para mim que faz com que a minha experiência seja completamente diferente dos demais veraneantes. Enfim, fui à praia. Hoje. Infelizmente, hoje que fui à praia, afogou-se alguém. “Quem? Quem?” – perguntais vós. – “Quem? Era alguém conhecido? O Marco Paulo?” Infelizmente não. Devo dizer que sei que se afogou alguém, mas não sei mais nada. E já saber isso é muito bom. É que hoje fui à praia, mas não fui dos 99% dos que se juntaram à beira-mar, a ver se a equipa de buscas encontrava a dita pessoa. “E não tiveste curiosidade?” – pergunta, uma vez mais, o leitor inoportuno. Curiosidade até tive. Daí ter tentado continuar a dormir, para perceber quem era a gaja que me apareceu no sonho anterior. Enfim, enquanto um idiota qualquer tentava acabar de ler a Madame Bovary para perceber como Flaubert achincalha o ser humano, enaltecendo-lhe a estupidez, outras centenas de pessoas acorriam ao local onde alguém que não conheciam tinha ido fazer companhia aos peixinhos. A primeira coisa que me veio à cabeça foi: “Se estão a oferecer, também quero um bilhete para o concerto dos D’zrt!” Não consigo mesmo entender a necessidade ridícula que o ser humano tem de tentar conhecer as coisas mais desinteressantes. “Ó Joaquim, larga lá essa lambisgóia da Emma e vem ver quem morreu! Aposto que não tinha posto as braçadeiras e não tinha uma bóia à volta da cintura! Não têm cuidado e dá nisto! Anda lá, pá! Quero lá saber do senhor Homais e da esperteza saloia dele! Quero é saber quem morreu…” Adoro a praia. É um local óptimo para não ler Flaubert. Que bem que me sinto por ter ido hoje à praia…

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

yeah... strange post )

5:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home